Já li "O Livro da Bicicleta" | BK Lisboa

Não sou um grande leitor de livros. As minhas leituras variam entre notícias, espaços de crítica, blogs, tweets de artistas, políticos, etc. Sou também doutorado na área de pesquisa do Google. Mas de vez em quando cometo a extravagância de ler um livro, principalmente quando é recomendado, ou porque o tema é do meu interesse profissional, ou em ultimo caso, embora com reduzida probabilidade, conheça o autor. No caso do "O Livro da Bicicleta" são as duas últimas. 

Penso que conheci o Miguel, quando este por meu convite fez uma simpática "review" à loja em 2014 no Lisbon Cycle Chic. Na altura, estavamos a dar os primeiros passos no novo espaço e a começar a moldar a oferta do negócio exclusivamente às necessidades do utilizador diário de bicicleta. Coisa que era (e ainda é, embora menos) rara de se encontrar na maior parte das lojas de bicicletas. 

Sempre tive uma admiração pela sua forma de estar e de abordar os assuntos ligados a esta temática. Uma espécie de Mikael Colville tuga, que consegue ter um discurso simpático, nada radical, mas sempre desconstruindo preconceitos sem que o ouvinte ou o leitor se sinta "invadido" ou "julgado". 






O livro
Foi nesse mesmo tom que escreveu o "O Livro da Bicicleta". Um livro que é também um guia, não só para quem não está familiarizado com o mundo da bicicleta, como também para os "maluquinhos das bikes" e para os iniciantes. Mesmo os profissionais do ramo que pensam que já sabem tudo sobre o tema (como eu!) vão encontrar aqui informação que desconheciam ou que já tinham ouvido falar, mas sem precisão. 
São quase 200 páginas de temas como a mobilidade sustentavel e a bicicleta como o transporte de eleição no novo paradigma das cidades, as deliciosas experiências ciclísticas do autor e de vários amigos e conhecidos do meio, com as quais alguns se irão identificar e a outros motivar, as dicas de mecânica na óptica do utilizador e sobre bicicletas para todo o qualquer tipo de utilização (incluindo desportiva) e muitos outros assuntos que estão na ordem do dia, alguns mesmo polémicos, como o uso ou não do capacete e as regras do Código da Estrada. 



















Outra característica do livro é a quase exclusividade. Não há muitos livros sobre o tema, muito menos em português e escritos por quem efectivamente usa a bicicleta como meio de transporte. 



Onde comprar?
Claro que temos o livro na tua loja de bicicletas e também disponível online








Comentários